Estúdio
F
Á
U D I O T E X T O
Música-tema
entra e fica em BG;
Locutor
- A Rádio Nacional apresenta
ESTUDIO
F,
Momentos
Musicais da Funarte
Apresentação
de ----- (1’25”)
Apresentador: SENHORAS
E SENHORES, NESSE ‘ESTÚDIO F’ EU “VOU EXPLICAR PARA TE
CONFUNDIR, VOU CONFUNDIR PARA TE ESCLARECER” A HISTÓRIA DE UM
INVENTOR, CANTOR, COMPOSITOR. DE UM NORDESTINO APLAUDIDO DE PÉ NO
MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK. DE UM DOS GRANDES REALIZADORES DO
TROPICALISMO BRASILEIRO: COM VOCÊS: O MESTRE DA INOVAÇÃO, TOM ZÉ.
(20”)
Entra
“Tô” e fica até o final.(2’59”)
https://www.youtube.com/watch?v=VzxBM6IO8do
Apresentador: NÓS
COMEÇAMOS COM “TÔ”, MÚSICA DE TOM ZÉ E ELTON
MEDEIROS.
NESSA VERSÃO, O NOSSO HOMENAGEADO É ACOMPANHADO DE PAULINHO MOSKA.
ANTÔNIO JOSÉ SANTANA
MARTINS, O TOM ZÉ, NASCEU NO RECÔNCAVO BAIANO, NA CIDADE DE IRARÁ.
DISTANTE DE TODA TECNOLOGIA,
ERA ATRAVÉS DA BOA E VELHA
CONVERSA - E NÃO DOS LIVROS E JORNAIS, QUE TODO CONHECIMENTO PASSAVA
DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA. ESSA TRADIÇÃO ORAL, ESSA "CONTAÇÃO
DE CASOS" TORNOU-SE MARCA REGISTRADA DA MÚSICA PROSEADA DE TOM
ZÉ, O MENINO QUE NASCEU SOB A ESTRELA DA SORTE GRANDE: O PAI GANHOU
NA LOTERIA, INVESTIU EM UMA LOJA DE TECIDOS E PÔDE DAR AO FILHO UMA
EDUCAÇÃO PRIVILEGIADA EM RELAÇÃO À MAIORIA DAS PESSOAS DA
LOCALIDADE. EM ‘SABOR DE BURRICE’, MÚSICA DO DISCO “GRANDE
LIQUIDAÇÃO”,TOM ZÉ FALA SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.
(50”)
Entra
“Sabor de Burrice” e fica até o final. (4’17”)
Apresentador: JÁ
EM SALVADOR, AOS 17 ANOS, UM AMIGO MOSTRA A TOM ZÉ O QUE ESTAVA
APRENDENDO NO VIOLÃO E ELE FICA APAIXONADO. LOGO APRENDE A TOCAR E A
COMPOR CANÇÕES COMO AS QUE OUVIA NO RÁDIO. ASSIM, NA HORA DO
VESTIBULAR, ESCUTOU A VOZ DO CORAÇÃO E AO INVÉS DE ‘SE FAZER
DOUTOR’, COM ELE MESMO DIZ, DECIDIU ESTUDAR MÚSICA. FOI O PRIMEIRO
COLOCADO NA SELEÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ALUNO
DE PROFESSORES EUROPEUS CONSAGRADOS, FOI ESTIMULADO A PESQUISAR, A SE
APROFUNDAR, A COLOCAR TODA SUA CRIATIVIDADE EM AÇÃO.E DEDICOU-SE
COM AFINCO. SUAS LETRAS SÃO CRÍTICAS, SÃO POLITIZADAS, SÃO SEMPRE
ATUAIS. SEUS SONS SURPREENDEM. TOM ZÉ SEGUIU FUGINDO DO ÓBVIO,
CRIANDO INSTRUMENTOS COM UTENSÍLIOS COMO LIQUIDIFICADORES,
ENCERADEIRAS E ASPIRADORES DE PÓ. O SHOW DA ORQUESTRA DE
ELETRODOMÉSTICOS QUE ELE CHAMA DE INSTROMZÉMENTOS,
QUE ESTAMOS OUVINDO, É A FAIXA ‘DESAFIO’, DO DVD ‘JOGOS DE
ARMAR - SHOW AO VIVO’.
(23”)
Entra
‘Desafio’como bg do trecho acima, sobe e fica até o final.
(2’30”)
http://www.youtube.com/watch?v=bldBLGfRj88&list=PLFF4B8E2ED4256B6C
– cortar em 5’32” porque ele começa uma sequência com
palavrões que é desnecessária nesse momento.
Apresentador:
SE ANTES DOS VINTE ANOS TOM ZÉ JÁ TOCAVA VIOLÃO E COMPUNHA COM
FACILIDADE, NÃO SE PODE DIZER O MESMO DE SUA HABILIDADE DE SE
APRESENTAR EM PÚBLICO. FOI AO TENTAR CANTAR PARA A NAMORADA, DALMA,
QUE FICOU PARALIZADO PELA PRIMEIRA VEZ.
HOJE, TOM ZÉ É RECONHECIDO
COMO UM SHOWMAN. SUAS APRESENTAÇÕES SÃO SEMPRE TEATRAIS, COM
FIGURINOS EXCÊNTRICOS, PERFORMANCES INUSITADAS E CONTAÇÃO DE
HISTÓRIAS. A INSPIRAÇÃO VEIO DE UMA FIGURA DA INFÂNCIA: O
HOMEM DA MALA. UM TIPO MUITO COMUM NO RECÔNCAVO BAIANO: UM VENDEDOR,
QUE PERCORRE AS PEQUENAS CIDADES COM UMA GRANDE MALA COM OS MAIS
VARIADOS PRODUTOS. PARA ATRAIR A CLIENTELA, O COMERCIANTE MONTA UM
VERDADEIRO ESPETÁCULO NA RUA.
ESSA MISTURA APARENTEMENTE
ALEATÓRIA ACONTECE, POR EXEMPLO, NA MÚSICA “CATECISMO, CREME
DENTAL E EU”. (4 5’)
Entra
“CATECISMO, CREME DENTAL E EU” e fica até o fim. (2'48”)
Apresentador: NO
PRÓXIMO BLOCO, O DESTINO DE TOM ZÉ APÓS INTEGRAR O GRUPO DAS
ESTRELAS DO TROPICALISMO, A OUSADIA DO ARTISTA PARA ENFRETAR A
CENSURA NOS ANOS DE CHUMBO E A CONSAGRAÇÃO COMO MÚSICO
POPULAR.(10”)
Locutor: Estamos apresentando
Estúdio F,
Momentos
Musicais da Funarte. (3”)
(
TOTAL DO BLOCO, APROXIMADAMENTE 17’)
I N T E R V A L O
- Insert Chamada Funarte
Locutor: -
Continuamos com Estúdio F
Bloco
começa direto com “Guindaste a Rigor” (1’04”) (Essa
é uma música cheia de trocadilhos, por isso foi a escolhida. Cortar
nesse tempo.)
Apresentador:
AS LETRAS DAS MÚSICAS DE TOM ZÉ SÃO SEMPRE CHEIAS DE TROCADILHOS,
REFERÊCIAS A NOTÍCIAS, LIVROS, OUTRAS MÚSICAS E ARTISTAS. PARA
‘CURTIR’ TOM ZÉ PLENAMENTE, É PRECISO PREPARAR A BAGAGEM COM
ANTECEDÊNCIA E ESTAR PREPARADO PARA REPENSAR O MUNDO. E FOI COM O
JOGO DE PALAVRAS QUE ESSE ARTISTA CONSEGUIU DESTAQUE NA MÍDIA PELA
PRIMEIRA VEZ.
TOM
ZÉ DECIDIU CONCORRER EM UM SHOW DE CALOUROS DA TV ITAPOAN,
APRESENTADO POR NILTON PAES. NO PROGRAMA ‘ESCADA PARA O SUCESSO’
ELE APRESENTOU ‘RAMPA PARA O FRACASSO’ E CONQUISTOU O PRIMEIRO
LUGAR POR CRIATIVIDADE E PERSONALIDADE MARCANTE.
A
PARTIR DE ENTÃO, TOM ZÉ PASSOU A CONVIVER COM OS MÚSICOS DE
SALVADOR COM MAIS FREQUÊNCIA. DESSAS AMIZADES SURGIRAM NOVAS
PARCERIAS, INCLUSIVE NO TEATRO.
COM CAETANO, GILBERTO GIL, GAL COSTA, MARIA BETANIA E DJALMA CORREA,
TOM ZÉ PARTICIPOU DO ESPETÁCULO “NÓS, POR EXEMPLO”, NO TEATRO
CASTRO ALVES, EM SALVADOR E, EM SEGUIDA, FOI PARA SÃO PAULO, ATUAR
EM “ARENA CANTA BAHIA” DIRIGIDO POR AUGUSTO BOAL.
COM ESSE GRUPO, TOM ZÉ
GRAVOU, EM 1968, O ÁLBUM DEFINIDOR DO MOVIMENTO TROPICALISTA:
‘TROPICALIA OU PANIS ET CIRCENSIS’, LANÇADO PELA POLYGRAM. UMA
DAS MÚSICAS DO DISCO, DE AUTORIA DE TOM ZÉ, É ‘PARQUE
INDUSTRIAL’. (1’20”)
Entra
“Parque Industrial” e fica até o final. (3’12)
https://www.youtube.com/watch?v=S-Zh08pHU6Q
(Começa
em 00’14” e termina em 3”16)
.
Apresentador: 1968 FOI UM ANO
DIVISOR DE ÁGUAS PARA A MÚSICA BRASILEIRA E PARA TOM ZÉ, QUE
DEIXOU SALVADOR E ALCANÇOU O RECONHECIMENTO NACIONAL EM SÃO PAULO.
ALÉM DE GRAVAR O DISCO
TROPICÁLIA, TOM ZÉ PARTICIPOU DO 4º. FESTIVAL DE MÚSICA DA TV
RECORD. COM A CANÇÃO ‘SÃO SÃO PAULO’, CONQUISTOU O PRIMEIRO
LUGAR E, APESAR DE NÃO TER RECEBIDO O DINHEIRO PROMETIDO COMO
PRÊMIO, CONSEGUIU GRAVAR O LP “TOM ZÉ”. (25”)
Entra
“São São Paulo” e fica até o final. ( cortar em 1’42”)
https://www.youtube.com/watch?v=SA3RPgbUJ9U
Apresentador:
NOS ANOS
SEGUINTES, TOM ZÉ PRODUZIU INTENSAMENTE, MAS NÃO CONSEGUIU NA MÍDIA
O MESMO ESPAÇO QUE OS COMPANHEIROS TROPICALISTAS. EM 1970 E EM 72,
LANÇOU, PELA GRAVADORA CONTINENTAL, OUTROS DOIS DISCOS COM SEU NOME.
NA SEQUÊNCIA,
DRIBLOU OS CENSORES DA DITAURA COM O ALBUM ‘TODOS OS OLHOS’, QUE
TRAZIA NA CAPA, O QUE TOM ZÉ CHAMOU DE POEMA VISUAL: UMA BOLA DE
GUDE NO ÂNUS DE UMA MODELO. VOCÊ ESTÁ ESCUTANDO A FAIXA TÍTULO
‘TODOS OS OLHOS’.
(30”)
Entra
“Todos os olhos” como bg no trecho asima, sobre e fica até o
final. (3’28”)
https://www.youtube.com/watch?v=pmdHAo_QemY
(começa
em 5’15” como bg, termina em 8’43”)
Apresentador:
AOS POUCOS
TOM ZÉ FOI FICANDO SEM UMA AGENDA DE SHOWS RELEVANTE, LONGE DOS
PROGRAMAS DE TELEVISÃO. AINDA GRAVOU O ÁLBUM ‘NAVE MARIA’, MAS
FICOU DIFÍCIL SOBREVIVER COMO ARTISTA. TINHA ABERTO, EM 1971, UMA
ESCOLA DE MÚSICA, DEU AULAS ATÉ PARA MORAES MOREIRA, QUE VIRIA A
INTEGRAR O GRUPO ‘NOVOS BAIANOS’, MAS COM POUCOS ALUNOS, NÃO
TEVE COMO MANTER A ESTRUTURA DO LUGAR.
PASSOU
A TRABALHAR EM UMA AGENCIA DE PUBLICIDADE, ESCREVENDO JINGLES,
(DINGOOLS)
QUE ERAM QUASE SEMPRE REJEITADOS.
TENTOU,
ENTÃO, GANHAR A VIDA COMO JORNALISTA, NÃO DEU CERTO. A SAÍDA FOI
TRABALHAR REDIGINDO RELEASES PARA PRODUTORAS INDEPENDENTES.
NA
LISTA DE ATIVIDADES NAS QUAIS TOM ZÉ SE AVENTUROU PARA SUSTENTAR A
MÚSICA EM SUA VIDA, ESTÁ ATÉ A CONSULTORIA DE ‘BAIANIDADE’
PARA UMA NOVELA. MAS COMO NÃO GOSTAVA DE ASSISTIR AOS FOLHETINS, A
EXPERIÊNCIA TAMBÉM NÃO DUROU MUITO TEMPO.
A
GRAVADORA CONTINENTAL PRODUZIU OUTROS DOIS DISCOS DE TOM ZÉ:
‘ESTUDANDO O SAMBA’, EM 1976, E ‘CORREIO DA ESTAÇÃO DO BRÁS’,
EM 1978. AS VENDAS DESSE ÚLTIMO ÁLBUM SOMARAM APENAS CINCO MIL
CÓPIAS, O QUE LEVOU AO CANCELAMENTO DO CONTRATO ENTRE TOM ZÉ E A
CONTINENTAL. DESSE DISCO O ‘ESTÚDIO F’ TOCA, AGORA, A FAIXA
‘MORENA’’. (1’20”)
Entra
“Morena” como Bg e fica até o final. (2’40”)
https://www.youtube.com/watch?v=wYtsHqvwOMw
Apresentador: TOM
ZÉ JÁ
PENSAVA EM ABANDONAR A MÚSICA E VOLTAR PARA O NORDESTE, PARA
TRABALHAR NO POSTO DE GASOLINA DE UM SOBRINHO, QUANDO A VIDA PREPAROU
UMA DE SUAS SURPRESAS.
DAVID BYRNE
(DEIVID BAIRNE),
LÍDER DOS TALKING HEADS, (TÁLKIN
RÉDS)
PLANEJANDO CRIAR SEU PRÓPRIO SELO DE MÚSICA UNDERGROUND,
(ANDERGRAUNDI)
SAI EM BUSCA DE VINIS ANTIGOS EM SEBOS DO RIO DE JANEIRO. ATRAÍDO
PELOS ARAMES FARPADOS DA CAPA DO LP ‘ESTUDANDO
O SAMBA’,
BYRNE ESCUTA O ÁLBUM DE TOM ZÉ E FICA SURPRESO COM A MÚSICA DE
VANGUARDA QUE ENCONTRA.
ASSIM, EM 1990, TOM ZÉ É O
PRIMEIRO ARTISTA A ASSINAR CONTRATO COM A GRAVADORA RECÉM-LANÇADA
LUAKA BOP. O TRABALHO INICIAL FOI ‘THE
BEST OF TOM ZÉ - MASSIVE HITS’.
A DISTRIBUIÇÃO DESSE DISCO
PELA WARNER, (UÒRNER)
EM TODO O MUNDO, PROVOCOU UMA REVIRAVOLTA NA VIDA
DO
BAIANO. CRÍTICAS ENCANTADAS COM A INOVAÇÃO DE TOM ZÉ GANHARAM AS
PÁGINAS DE PUBLICAÇÕES COMO ROLLING
STONE, THE
NEW YORK TIMES E LE
MONDE.
UMA
DAS CANÇÕES DESSE MARCO DA CARREIRA INTERNACIONAL DE TOM ZÉ É
‘COMPLEXO DE ÉPICO’. VAMOS OUVIR. (1’)
Entra
“Complexo de Épico” e fica até o final (1’19”)
https://www.youtube.com/watch?v=OEZspbiCwKE
Apresentador: NO
PRÓXIMO BLOCO, ATENTO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS, TOM ZÉ LANÇA O
PRIMEIRO ALBUM VIRTUAL DA HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA.(8”)
Locutor: Estamos apresentando
Estúdio F,
Momentos
Musicais da Funarte. (3”)
(
TOTAL DO BLOCO 18’)
I N T E R V A L O
- Insert Chamada Funarte
Locutor: -
Continuamos com Estúdio F
Apresentador:O
ÁLBUM ‘THE
BEST OF TOM ZÉ’ FOI CONSIDERADO UM DOS DEZ DISCOS MAIS IMPORTANTES
DA DÉCADA PELA CRÍTICA NORTEAMERICANA, ASSIM, DEPOIS DE OITO ANOS,
TOM ZÉ VOLTA AO ESTÚDIO PARA GRAVAR UM CD INTEIRINHO DE MÚSICAS
INÉDITAS: ‘THE HIPS OF TRADITION’,(DE
RIPS OV TRADIXION)
SEGUNDO ÁLBUM LANÇADO PELA LUAKA BOP. O JINGLE DE DIVULGAÇÃO É
UMA DAS FAIXAS DO DISCO, COM VERSÃO EM INGLÊS DE JULIO FISHER.
(24”)
Entra
“Jingle do Disco” e fica até o final. (1’1”)
(
começa em 26’54” e termina em 28’)
https://www.youtube.com/watch?v=8oZ1u6mD5Sk
Apresentador: MESMO
COM O SUCESSO NO EXTERIOR, TOM ZÉ SÓ É REDESCOBERTO PELO GRANDE
PÚBLICO NO BRASIL POR ACASO. ELE HAVIA LANÇADO TRÊS DISCOS,
TRABALHAVA NA TRILHA SONORA DA COMPANHIA DE DANÇA GRUPO CORPO -
PRIMEIRO SOZINHO, DEPOIS
COM JOSÉ MIGUEL WISNIK (VISNIQUE),
COMPONDO “PARABELO”, QUE SEGUNDO O GRUPO, REPRESENTOU UM DIVISOR
DE ÁGUAS PARA A COMPANHIA.
MAS,
FOI DO ENCONTRO CASUAL DE SUA PRODUTORA COM UM DOS DIRETORES DA
GRAVADORA TRAMA, EM UM SINAL DE TRÂNSITO, QUE SURGIU A PARCERIA PARA
O LANÇAMENTO DE ‘DEFEITO DE FABRICAÇÃO’, DISCO QUE MARCOU O
RETORNO DE TOM ZÉ AO SHOW BUSINESS TUPINIQUIM. (33”)
Entra
“ONU arma mortal” e fica até o final (50”)
(Do
19’30” a 20’20”)
https://www.youtube.com/watch?v=uBxAXpWnEQY
Apresentador:ACABAMOS
DE OUVIR
“ONU ARMA
MORTAL, UMA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM DEFEITO DE FABRICAÇÃO.
EM 1999, AOS 40 ANOS DE
CARREIRA, NO ‘ABRIL PRO ROCK’, EM RECIFE,TOM ZÉ SE EMOCIONA COM
A MULTIDÃO: DISSE AO PÚBLICO QUE SOBREVIVEU 3 VEZES NA VIDA. QUANDO
NÃO QUERIAM QUE ELE NASCESSE, - FAZENDO REFERENCIA AO FATO DE QUE
SEUS PAIS NÃO DESEJAVAM A GRAVIDEZ, - QUANDO O TROPICALISMO MORREU E
NAQUELE MOMENTO: CONSAGRADO COMO CANTOR POPULAR.
NA
EDIÇÃO DE 2002 DO EVENTO, AOS 62 ANOS, SE ENTREGOU DE TAL FORMA,
QUE TEVE UM INFARTO AO DESCER DO PALCO. UM SUSTO PARA A AMADA ESPOSA
DONA NEUZA. MESMO ASSIM, AINDA EM 2002, TOM ZÉ LANÇA ‘SANTAGUSTIN’,
PELA GRAVADORA TRAMA E A EDIÇÃO FRANCESA DE ‘JOGOS DE ARMAR’,
PELA BMG. VAMOS OUVIR AGORA ESTE BAIANO ARRETADO CANTANDO ‘MEDO DE
MULHER’.(50’)
Entra
“Medo de Mulher” e fica até o final. (2’20”)
Apresentador:
TOM
ZÉ LANÇOU DOIS DISCOS CHAMADOS ‘IMPRENSA CANTADA’. NELES, ELE
CANTA E COMENTA FATOS COBERTOS PELA MÍDIA NACIONAL E INTERNACIONAL.
EM UMA DAS FAIXAS, TOM MUSICOU UM REQUERIMENTO FEITO À CENSURA
CONTRA SEU TRABALHO, O RESULTADO VOCÊ CONFERE AGORA.
Entra
“Requerimento a censura” como bg do trecho acima, sobe e fica até
o final. (3’26”)
https://www.youtube.com/watch?v=U-mkvB6Vk50
Apresentador:
O
DISCO QUE ATRAIU O GRANDE PARCEIRO DAVID BYRNE,(DEIVID
BARNE)
‘ESTUDANDO O SAMBA’, FOI O PRIMEIRO DE UMA SÉRIE DE ‘ESTUDOS’.
EM 2005, TOM ZÉ LANÇA
‘ESTUDANDO O PAGODE’.
EM 2008, SAI DO FORNO DA
GRAVADORA BISCOITO FINO ‘ESTUDANDO A BOSSA’.
E,
COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, RUMINOU TAMBÉM O TROPICALISMO ATÉ
DIGERÍ-LO. DAÍ SURGIU O LIVRO ‘TROPICALISTA LENTA LUTA’ E, MAIS
TARDE, O DISCO CONSIDERADO UMA OBRA PRIMA: ‘TROPICÁLIA LIXO
LÓGICO’. NELE, TOM ZÉ CONSEGUIU SER CÔMICO E ERUDITO,
TROPICALISTA E POP. AOS SETENTA E CINCO ANOS, TOM ZÉ BEBEU DAS ÁGUAS
DA JUVENTUDE, SE CERCANDO DE NOVOS MÚSICOS: TROPICÁLIA LIXO LÓGICO’
FOI PRODUZIDO POR
DANIEL MAIA, COM PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS DE MALLU MAGALHÃES,
EMICIDA, RODRIGO AMARANTE, PÉLICO E WASHINGTON. (50”)
Entra
“Capitais e tais” e fica até o final. (2’09”)
(segunda
música do disco)
Apresentador:
TOM
ZÉ FOI TEMA DE TRÊS DOCUMENTÁRIOS PREMIADOS. LANÇOU ‘PIRULITO
DA CIÊNCIA’, CD E DVD, QUE ALÉM DAS MÚSICAS, TRAZ UMA
ENTREVISTA, CONTANDO SOBRE A PRISÃO NA DITADURA, A VIDA DE MÚSICO.
HISTÓRIA PARA QUEM É FÃ DESDE SEMPRE, OU DESDE QUE ‘VIROU MODA’.
CONTINUOU
ESTUDANDO E LECIONANDO MÚSICA E, NO AMBIENTE DA UNIVERSIDADE, SEMPRE
ESTEVE CONECTADO COM O NOVO E COM OS NOVOS.
ASSIM,
AO LER O RESULTADO DE UMA PEQUISA DE MARKETING QUE DIZIA QUE A
JUVENTUDE ERA CONSUMISTA E SEM RESPONSABILIDADE SOCIAL, RESOLVEU
FAZER A SUA PARTE: MUDOU TUDO O QUE PRODUZIU E FEZ UM DISCO DIRIGIDO
AOS JOVENS, ERA
"DANÇ-ÊH-SÁ - DANÇA DOS HERDEIROS DO SACRIFÍCIO". O
PRIMEIRO ÁLBUM VIRTUAL DA HISTÓRIA, DISPONIBILIZADO SEM NENHUM
CUSTO NA INTERNET PELA TRAMAVIRTUAL. ESTAMOS OUVINDO FAIXA TRIÚ-
TRIII. (15”)
Entra “Triú-Triii...” como bg do trecho grifado, sobe e corta em 1’46” (1’46”)
Apresentador:
TOM
ZÉ SEMPRE SE PREOCUPOU MAIS COM O CONTEÚDO DAQUILO QUE PRODUZIA DO
QUE COM A ACEITAÇÃO DO GRANDE PÚBLICO. SEMPRE DE VANGUARDA,
OLHANDO COM CURIOSIDADE AO REDOR. POR ISSO NÃO FOI DE ESPANTAR
QUANDO ELE, DEPOIS TER RECEBIDO CRÍTICAS VIA INTERNET, JUNTOU UMA
NOVA GERAÇÃO DE MÚSICOS, DE DIFERENTES ESTILOS E FEZ UM DISCO QUE
CONVIDA A PENSAR SOBRE O USO DAS REDES SOCIAIS. NESSE ÁLBUM, TOM
PEDE AO PAPA FRANCISCO, PERDÃO POR UM CRIME NOVO, QUE ACABARAM DE
INVENTAR. VAMOS OUVIR.
(30’)
Entra
“Papa Francisco” e fica até o final. (3’10”)
(Baixar
no site oficial dele – basta clicar no banner!)
Apresentador:
O ÚLTIMO LANÇAMENTO INTERNACIONAL DE TOM ZÉ É QUASE UMA
BIOGRAFIA: UM BOX COM TRÊS VINIS, UM COMPACTO E UM CD, PELA LUAKA
BOP: ‘STUDIES OF TOM ZÉ – EXPLAINING THINGS SO I CAN CONFUS YOU’
(ESTUDIES
ÓV TOM ZÉ - ÉXPLEININ SINGS SOU AI QUÊN CONFIUZI IUL).
O NOME QUE EM PORTUGUÊS SERIA:
‘ESTUDOS
DE TOM ZÉ – EU TÔ TE EXPLICANDO PRA TE CONFUNDIR’, VEM DE UM
DOS VERSOS DA MÚSICA “TÔ”. E PARA GENTE FICAR COM VONTADE DE
COMEÇAR ESSE PROGRAMA TODO DE NOVO, PARA TE CONFUNDIR NO QUE É
COMEÇO E NO QUE É FIM, O ‘ESTÚDIO F’ TERMINA COMO COMEÇOU:
COM A MÚSICA ‘TÔ’ E UMA HOMENAGEM DE ZÉLIA DUNCAN.(35”)
Entra
“Tô” e fica até o final
(cortar em 2’10”)– incluir desde 01” a fala dela,
apresentando ele como pai, amigo, parceiro e uma das figuras mais
importantes da música brasileira, a música que a alimenta)
https://www.youtube.com/watch?v=9d0_gr4rXrw
Entra
música-tema do Estúdio F e fica em BG. 57”
Paulo
César: - O
programa de hoje
foi roteirizado pelo pesquisador e jornalista Aline Veroneze. O
Estúdio F é apresentado toda semana pela Rádio Nacional do Rio de
Janeiro e nas Rádios Nacional de Brasília e da Amazônia, emissoras
EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Os programas da série
também são uma das atrações do Portal das Artes. O endereço é
www.funarte.gov.br. Cultura ao alcance de um clique! Você também
pode ouvir o programa pelo site da EBC: www.ebc.com.br. Quem quiser
pode escrever para nós, o endereço é: estudiof@ebc.com.br
Paulo César: – Valeu,
pessoal! Até a próxima!!!
CHAMADA
Um
dos fundadores do tropicalismo, um inventor de instrumentos, um poeta
e artista dos sons e das palavras. Sua produção inteligente, cheia
de significados, conquistou a crítica e o público internacional.
Redescoberto em solo brasileiro, hoje ele é consagrado como cantor
popular à frente de seu tempo. Tom Zé é o homenageado do Estúdio
F na segunda-feira, às 21 horas, aqui na Rádio Nacional.