Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de março de 2015

A nossa história contada através da história da música, do teatro das artes

Escrever sobre a história do Brasil através do trabalho realizado por grandes profissionais das artes foi um desafio enorme. Contratada para escrever os posts de internet para o portal Brasil Memória das Artes, da Funarte, mergulhei em um mundo de documentos sem fim.

No caso de Fedra por exemplo, uma peça que foi interpretada por Fernanda Montenegro e suscitou diferentes reações pelo Brasil, consultei jornais antigos, cartazes da peça, fotos, figurinos, cartas que admiradores escreveram para a atriz, anotações pessoais de Fernanda. Muito interessante perceber o espírito crítico da protagonista nas anotações pessoais. Fedra, uma mulher que é casada com um tirano, por obrigação, apaixona-se pelo enteado. O amor não é correspondido, mas mesmo assim o rapaz é assassinado sob a acusação de sedução. Fedra, em um grito de dor, comete suicídio. A peça levanta tantas questões sobre direitos e desejos e sentimentos femininos quanto cada público é capaz de digerir.

http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/augusto-boal/a-fedra-de-fernanda-montenegro/



Ao escrever sobre Caymmi, a sensação era a de que tudo já havia sido dito antes, de que as informações não trariam novidade. Graças à funcionária Glória, do Cedoc, da Funarte, fui apresentada a um livro lindo, enorme, repleto de ILUSTRAÇÕES do compositor baiano. Assim, os traços de Caymmi foram apresentados ao público no post abaixo:

http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/artes-visuais/ilustrador-um-dorival-caymmi-que-poucos-conhecem/


Sobre Fernando Peixoto, havia muito a dizer em pouco espaço. Tracei a trajetória dele com base nos documentos do acervo. De ator a burocrata, Fernando trabalhou em prol do teatro e de todas as artes como poucos no país. Quem tiver curiosidade sobre esse assunto vale a pena dar uma olhada no material disponibilizado ao público.

http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/atores-do-brasil/o-versatil-fernando-peixoto/



Fernando Torres, marido de uma das maiores estrelas do teatro brasileiro, é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da esposa. É claro que a grande dama tem talento, técnica, carisma, mas Fernando trabalhou muito com Fernanda Montenegro em prol da profissionalização do teatro. Atuou para que as companhias fossem encaradas como empresas, correu por patrocínio, sofreu perdas enormes com a ditadura cancelando espetáculo às vésperas da estreia, levou o nome do Brasil ao exterior com qualidade. No post abaixo é possível conhecer o empreendedorismo desse personagem ilustre:

http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/atores-do-brasil/fernando-torres-e-o-desafio-do-empreendedorismo-no-teatro-brasileiro/



Esse foi um trabalho realizado através da produtora Tempo Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intercom2017 - Curitiba - O artigo