Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Lição de mãe


Minha filha me deu tantas lições quanto eu a ela. Uma delas foi que se dar demais é um erro.

Aprendi que cuidar ou não de mim mesma é uma questão minha, mas que afeta a forma como as pessoas me vêem e se relacionam comigo. Se valorizar é tarefa sua. Um dia caiu o doce dela no chão e ela pegou o meu. Eu disse que não, que eu partiria com ela, mas que era meu e que ela não podia pegar assim do meu prato. Ela respondeu: Mas vc dá tudo pra gente mesmo!

Ser "servidora" requer muito cuidado para impor limites e consolidar relações. Não adianta, como chefe ou mãe, só cuidar, proteger ou o extremo de só impor. Como o amor, respeito a gente conquista diariamente. Dizer não pode mostrar que vc tem valor e serve de parâmetro para os filhos construirem sua imagem também frente aos outros. Cada situação pequena tem me ensinado isso, com muito mais intensidade depois da maternidade.

Pai, mãe, filho, funcionário, chefe, amigo, amante, dona de casa a gente só aprende sendo. Aprende caso não deixe as lições passarem correndo na pressa da agenda apertada e consiga tornar o SER um exercício de aprendizagem contínua.